Tudo começou em 1886, pelo farmacêutico John Styth Pemberton. Produziu pela primeira vez, em Atlanta, o que viria ser o famoso refrigerante.
O Estado da Geórgia proibiu a venda de consumo de bebidas alcoólicas durante um período prévio experimental nos anos 1886 e 1887.
Neste tempo, o setor industrial vinha crescendo, e por isso, aumentavam também as horas de trabalho dos trabalhadores. Sendo assim, um produto que fosse estimulante poderia ser útil para que o trabalhador rendesse mais.
John Styth, já fazia um xarope contra seus problemas de digestão e que, além disso, proporcionasse uma quantidade suficiente de energia. Então, o químico e farmacêutico conseguiu através da mistura em seu laboratório os ingredientes.Como: a folha da planta da cocaína, noz de cola e água gaseificada.
A bebida passou a ser vendia na farmácia Jacob’s ao preço de 5 centavos. Com o tempo se tornando um hábito de consumo na sociedade.
Formação da marca
A garrafa da Coca-Cola foi desenhada em 1916 pela Root Glass Company. E teve uma primordial função de fazer da marca única.
O objetivo era que deveria ser curvilínea, muito reconhecível e não devia ter rótulos em papel.
Em 1898, o engarrafamento desse refrigerante em larga escala tornou-se possível graças a Joseph B. Whitehead e Benjamin F.
Thomas, de Chattanooga, Tenessee, que obtiveram os direitos exclusivos de engarrafar e vender Coca-Cola praticamente
em todos os Estados Unidos. Em 1927, a Coca-Cola iniciou uma campanha de publicidade através de uma cadeia de rádio
em 1950. Então, os famosos atores Edgar Bergen e Charlie McCarthy participaram do primeiro show ao vivo, no Dia de
Ação de Graças, transmitido por uma cadeia de televisão, sob o patrocínio de The Coca-Cola Company. Temas
de grandes impactos foram criados através dos anos, para divulgar as qualidades da Coca-Cola.
Em 1888 o industrial Asa G. Candler tomou a frente dos negócios da Coca-Cola. E foi ele quem autorizou dois comerciantes
americanos a engarrafarem o refrigerante. Era o início do Sistema de Franquias, que existe até hoje.
O uso desta tecnologia auxilia na execução do produto com mais agilidades. Entre os fatores contribuem estão:
Gestão de Suprimentos: A IA ajuda a otimizar a cadeia de suprimentos da Coca-Cola, prevendo
a demanda com maior precisão e ajustando automaticamente a produção e a distribuição. Algoritmos
de aprendizado de máquina analisam dados históricos e tendências para prever a demanda futura
e ajustar a produção e a logística em tempo real.
Automação de Processos de Fabricação : Robôs e sistemas automatizados,
são colocados na linha de produção para realizar tarefas repetitivas e precisas,
como envasamento, rotulagem e embalagem. Isso diminui o tempo de produção.
Análise de Dados: A Coca-Cola utiliza IA para analisar
grandes volumes de dados de consumidores, vendas e marketing. Isso contribui para identificar
padrões e tendências de consumo, melhorando estratégias de marketing e desenvolver novos produtos
com base nas preferências dos consumidores.
Logística: A IA é empregada para otimizar as
rotas de entrega e melhorar a eficiência logística. Algoritmos de
roteamento podem analisar condições de trânsito e outros fatores
para organizar e formar rotas mais eficientes, economizando tempo e reduzindo despesa.
Experiência do Cliente: Esses sistemas são projetados para oferecer respostas rápidas e precisas, melhorando o atendimento ao cliente
A Coca-Cola é uma empresa centenária que vem evoluindo conforme a evolução tecnológica. Dessa forma, utilizando ferramentas da indústria 4.0, nova revolução industrial que utiliza tecnologias para automação e troca de dados, como: parcerias com e-commerces.Fazendo embalagens que possam ter uma maior degradação no ambiente.