Um pouco da história

O inicio

Tudo começou em 1886, pelo farmacêutico John Styth Pemberton. Produziu pela primeira vez, em Atlanta, o que viria ser o famoso refrigerante.

A ideia

O Estado da Geórgia proibiu a venda de consumo de bebidas alcoólicas durante um período prévio experimental nos anos 1886 e 1887.

Neste tempo, o setor industrial vinha crescendo, e por isso, aumentavam também as horas de trabalho dos trabalhadores. Sendo assim, um produto que fosse estimulante poderia ser útil para que o trabalhador rendesse mais.

John Styth, já fazia um xarope contra seus problemas de digestão e que, além disso, proporcionasse uma quantidade suficiente de energia. Então, o químico e farmacêutico conseguiu através da mistura em seu laboratório os ingredientes.Como: a folha da planta da cocaína, noz de cola e água gaseificada.

A bebida passou a ser vendia na farmácia Jacob’s ao preço de 5 centavos. Com o tempo se tornando um hábito de consumo na sociedade.

O CRESCIMENTO

Formação da marca
A garrafa da Coca-Cola foi desenhada em 1916 pela Root Glass Company. E teve uma primordial função de fazer da marca única. O objetivo era que deveria ser curvilínea, muito reconhecível e não devia ter rótulos em papel.
Em 1898, o engarrafamento desse refrigerante em larga escala tornou-se possível graças a Joseph B. Whitehead e Benjamin F. Thomas, de Chattanooga, Tenessee, que obtiveram os direitos exclusivos de engarrafar e vender Coca-Cola praticamente em todos os Estados Unidos. Em 1927, a Coca-Cola iniciou uma campanha de publicidade através de uma cadeia de rádio em 1950. Então, os famosos atores Edgar Bergen e Charlie McCarthy participaram do primeiro show ao vivo, no Dia de Ação de Graças, transmitido por uma cadeia de televisão, sob o patrocínio de The Coca-Cola Company. Temas de grandes impactos foram criados através dos anos, para divulgar as qualidades da Coca-Cola.
Em 1888 o industrial Asa G. Candler tomou a frente dos negócios da Coca-Cola. E foi ele quem autorizou dois comerciantes americanos a engarrafarem o refrigerante. Era o início do Sistema de Franquias, que existe até hoje.

Inteligência artificial para melhor produção


O uso desta tecnologia auxilia na execução do produto com mais agilidades. Entre os fatores contribuem estão: Gestão de Suprimentos: A IA ajuda a otimizar a cadeia de suprimentos da Coca-Cola, prevendo a demanda com maior precisão e ajustando automaticamente a produção e a distribuição. Algoritmos de aprendizado de máquina analisam dados históricos e tendências para prever a demanda futura e ajustar a produção e a logística em tempo real.
Automação de Processos de Fabricação : Robôs e sistemas automatizados, são colocados na linha de produção para realizar tarefas repetitivas e precisas, como envasamento, rotulagem e embalagem. Isso diminui o tempo de produção.
Análise de Dados: A Coca-Cola utiliza IA para analisar grandes volumes de dados de consumidores, vendas e marketing. Isso contribui para identificar padrões e tendências de consumo, melhorando estratégias de marketing e desenvolver novos produtos com base nas preferências dos consumidores.
Logística: A IA é empregada para otimizar as rotas de entrega e melhorar a eficiência logística. Algoritmos de roteamento podem analisar condições de trânsito e outros fatores para organizar e formar rotas mais eficientes, economizando tempo e reduzindo despesa.
Experiência do Cliente: Esses sistemas são projetados para oferecer respostas rápidas e precisas, melhorando o atendimento ao cliente

A Coca-Cola é uma empresa centenária que vem evoluindo conforme a evolução tecnológica. Dessa forma, utilizando ferramentas da indústria 4.0, nova revolução industrial que utiliza tecnologias para automação e troca de dados, como: parcerias com e-commerces.Fazendo embalagens que possam ter uma maior degradação no ambiente.