Phillip Knight, um dos responsáveis por desenvolver a Nike começou sua trajetória se formando na universidade do Oregon. Fez mestrado em escola de negócios em Stanford. Servindo um ano no serviço Militar nos Estados Unidos. Apaixonado por correr, sentiu o desejo de começar um negócio atrelado a sua paixão, visto que não se enquadrava em um caminho mais tradicional. Então, notou que as maquinas fotográficas japonesas dominava o mercado de câmeras nos Estados Unidos. Então, concluiu que o tênis de corrida poderia ter o mesmo potencial.Com a finalidade de conseguir alcançar seus objetivos passou a vender enciclopédia de porta em porta, porem com sua timidez e falta de habilidade com vendas acabou não dando continuidade. Logo em seguida, buscando um trabalho de vendedor de valores imobiliários. Conseguindo se manter até atingir seus objetivos.
A viajem ao Japão
Ao chegar em Tóquio, Phillip decide que importar tênis Tiger da Onitsuka podia ser um bom negócio. Indagado sobre qual seria o nome de sua empresa pelos executivos da Onitsuka sem saber o que falar. Phillip Knight lembra da blue ribons, fitas azuis que ganhava por conquistar corridas. Assim, o nome da companhia começa a chamar-se Blue Ribbon. Os representantes da Onitsuka decidiram fechar negócio. Como o principal objetivo de usar Phillip para desbravar o mercado até então dominado por poucas empresas, entre elas a Adidas, famosa por patrocinar grandes atletas.
O nome Nike
Além do Japão, Phillip também decide visitar outros lugares entre eles a Grécia, onde ele conhece o Templo da Atena Nike. Portadora da “nike”, ou vitória. Nome este que ficaria conhecida futuramente como uma grande marca esportivas.
Ao voltar aos Estados Unidos Phillip se junta ao seu ex treinador de atletismo Bill Bowerman em uma sociedade.Com a parceria, Phillip consegue mais autonomia financeira para fazer mais pedidos de sua fornecedora, porem no início ainda não suficiente. Precisando recorrer ao pai alguns empréstimos.
Na época, Phillip trabalhava em uma firma de contabilidade, logo que recebe uma carta autorizando a distribuição do tênis da Onitsuka no Oeste dos Estados Unidos ele pede demissão.
Com dificuldades em vender os tênis em lojas de artigos esportivos, ele tenta uma nova abordagem apresentando seu produto a atletas da corrida e a treinadores. A partir da ai Phillip experimenta seu primeiro sucesso na venda do seu produto. Depois que aconteceram as primeiras vendas, muitos clientes procuram Phillip em sua casa por causa da propaganda ‘boca boca’.
Para aumentar o número de pedidos Phillip pede empréstimo ao banco, através de seu pai. Passa assim a contratar vendedores.
A Adidas e até então a Blue Ribbon, passaram ater conflito judiciais, por causa da linha de tênis chamada de “Azatec “ lançada pela futura nike. Segundo a Adiadas ela já tinha uma linha chamada “ Azteca Gold ” que pretendia lançar nos mesmos jogos olímpicos.
Monopólio Adidas
Nesse período, a empresa alemã já dominava o mercado de tênis havia 2 décadas. E mesmo a Blue Ribbon estando em ascensão ainda era muito pequena diante da gigante citada.
Phillip, decide não apenas vender tênis para correr da Onitsuka, mas fornecer chuteiras próprias. Sendo assim, precisando de um logotipo. Lembrando de uma artista que tinha conhecido na universidade Estadual de Portland. A contrata para fazer alguns esboços, e pede a ela como principal critério que a marca expressasse movimento. Chegando no logotipo que se parecia mais como uma Asa. Phillip, apesar de não gostar muito. A utiliza para fabricar suas chuteiras no Canadá. Precisando do nome para produção da mercadoria e para a propaganda, o nome escolhido foi Nike. Além de ser curto, o fato da Nike ser a deusa grega da vitória, representava um significado para marca.
O sucesso
A grande divulgação da marca se deu por patrocinar grandes atletas, com isso fazendo a Nike ser vista por milhares de pessoas mundo a fora. Um deles Michael Jordan uma referência no basquete. Embora o desejo do atleta fosse fechar um contrato com a Adidas, ele decidiu a Nike. O protótipo do Air Jordan Chicago Bulls, time em que o atleta se consagrou. O “air” se referia ao jogo aéreo de Jordan nas quadras, sempre dando a impressão de voar com a bola nas mãos. Após a utilização do atleta foi um sucesso de vendas entre muitos jovens e adolescente. Entre os atletas que usou a marca está : Ronaldo Fenômeno, Cristiano Ronaldo , LeBron James entre varios times de futebol e times da NBA.
A nike se destaca por proporcionar produtos que tenham designer e geram conforto para seus consumidores.Com isso, utiliza o big data, a área do conhecimento que trata e analisa grandes informações a partir de conjuntos de dados muito grandes, tem como principal objetivo alocar os produtos corretos para que atletas e consumidores possam ter o melhor desempenho possível.
Utiliza também o machine larning, no modelo Nike Adapt BB, tênis inteligente que consegue se adaptar ao dono e até mesmo se amarrar sozinho.Tendo como principal objetivo adaptar o calçado para cada indivíduo.Melhorando o conforto e a performance. O usuário poderá acompanhar o desempenho através do aplicativo do celular.